Leão de Ouro vai para 'Lebanon', relato sobre os horrores da guerra

O diretor israelense Samuel Maoz conquistou neste sábado (12) o Leão de Ouro de melhor filme da 66ª edição do Festival de Vezena com "Lebanon", filme autobiográfico "escrito com as próprias entranhas", segundo definiu o cineasta.
"Obrigado por esta felicidade", declarou Maoz, ao receber o prêmio das mãos do presidente do júri, o diretor americano-taiuanês Ang Lee.
"Dedico este prêmio a milhares de pessoas através do mundo que, como eu, sairam da guerra sãos e salvas, mas, no fundo, tiveram que aprender a viver com essa dor", afirmou ainda.
Baseado nas dolorosas lembranças de seu diretor, nascido em Tel Aviv, o filme revive intensamente o início da primeira guerra do Líbano, em 1982, através do mortal avanço de um tanque israelense.
A exemplo de "Valsa com Bashir", o suberbo filme de animação apresentado no Festival de Cannes 2008 por Ari Folman, muitos críticos consideraram "Lebanon" uma abordagem radicalmente inovadora da guerra.
Enfurnados em um tanque, quatro jovens soldados israelenses observam um Líbano tomado pelos massacres que eles mesmos cometem: pessoas aterrorizadas e tomadas pelo ódio, corpos carbonizados..
O horror dessas cenas, somado ao confinamento e à crueldade das ordens absurdas que recebem, aumentam a tensão entre os homens.
As imagens, que simulam as do visor do tanque, enchem o filme de tensão, assim como a trilha sonora, muito bem feita.
"Sem qualquer heroísmo, a vida em combate é mostrada como nunca antes", comentou o jornal italiano La Repubblica.

Fonte: g1.globo.com

Postado por: Fernanda Maria

0 comentários:


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com