Ásia em linhas gerais..

Ásia, denominação surgida nos meados do segundo milênio a.c., em textos hiitas e egípcios, nome mitológico de uma ninfa, palavra que deriva de raiz semítica com significação de “oriente”, em contraposição ao vocábulo “Europa”, que significa “ocidente”. Foi também usada por fenícios e gregos para indicar terras daquela direção.

Hoje, é o nome dado à área que se estende da terra de Francisco José, no Oceano Ártico, à Ilha de Roti, no mar do Timor e de Dejnev, no estreito de Bering ao Cabo Baba, na Turquia, representando, assim , um terço das terras emersas do globo. Forma com a Europa uma única massa continental conhecida como Eurásia, ligando-se à África pelo ismo de Suez e separada da América do Norte pelo estreito de Bering.

Destarte, a Ásia consiste no maior e mais populoso continente, cheio de contrastes e diversidades, cultural, lingüística, histórica e natural, que vai desde as Muralhas da China, as montanhas do Himalaia até as praias de Bali, englobando países como Índia, China, Japão, Iraque, Indonésia, entre outros.

É considerada como o berço da civilização, não podendo deixar de mencionar a sua grande influência religiosa, por englobar, alí, o local de fundação do Cristianismo, Judaísmo, Hinduísmo e Budismo , onde culturas diferentes tiveram desenvolvimento independente com povos distintos, a exemplo dos assírios, persas e mesopotâmios, em regiões como o leste Asiático, a Ásia Meridional e Oriente Médio, sendo este último, uma zona hodierna de foco, sobretudo da mídia, devido aos conflitos armados e as fortes tensões, principalmente a árabe-israelense .



Postado por: Thais Brandão

0 comentários:


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com