Pós- guerra de isolamento e desespero na Faixa de Gaza.

A Faixa de Gaza, território historicamente conflituoso, hordienamente, após a recente guerra, iniciada por Israel para conter possíveis lançamentos de mísseis pelos Hamas - grupo político dominante na região litorânea - sofre com o bloqueio feito por Israel e Egito, no âmbito externo, e, com suas lideranças políticas, no âmbito interno.

A população vive na mais completa privação, tudo é contrabandeado através de túneis e os níveis de depressão na população cresce vertiginosamente. Se após a guerra toda atenção midiática se concentrou na região, o quadro que se tem é do mais completo abandono, muitas promessas feitas e quase nada realizado.

Quando, por um lado, Obama pressiona para que Israel forneça tudo quanto for necessário à Faixa de Gaza, erigindo tal localidade a futuro promissor para pacificação. Por outro, a paz nesta região do mundo e a criação de um Estado Palestino é um sonho cada vez mais distante.

Enquanto esse bloqueio permanece, a população, principalmente àquela “intelectualmente preparada”, se vê frustrada e derrotada, sem nenhuma esperança de vida. Este quadro propicia que as pessoas se entreguem à religião e às drogas o que propicia o extremismo.

Por Juliana Amaral

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1187073-5602,00-DEPOIS+DA+GUERRA+FAIXA+DE+GAZA+VIRA+ILHA+A+DERIVA.html

1 comentários:

Fernanda Maria 7 de setembro de 2009 às 19:34  

A questão dos conflitos na Faixa de Gaza é histórica e precisa de uma forte e minunciosa atenção por parte da sociedade internacional, para que tente entender os reais motivos do conflito. Não necessita da intervenção de paises mais fortes economica e militarmente para que se aproveitem da situação e desespero desses povos que sofrem e lidam de perto com a morte, num cenáio permanente de guerra.


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com