O Islamismo

O Islamismo é uma religião monoteísta que se baseia nos ensinamentos de Maomé (chamado de profeta). Seu livro sagrado é o Corão. Os seguidores dessa religião são chamados de muçulmanos, que quer dizer aquele que se submete a Deus. Os muçulmanos dividem-se em Sunitas e Xiitas. Essa religião é hoje a segunda maior do mundo.

A conjuntura mundial é marcada por um cenário de grandes conflitos envolvendo o Islamismo e o mundo Ocidental. Esses conflitos não são recentes e, não baseiam-se exclusivamente em questões culturais. Uma gama de fatores influenciam esses embates, tais como as questões econômicas e políticas que interferem no cenário internacional.

Tem-se na questão econômica a importância do “sagrado óleo negro”, encontrado na região do Oriente Médio, e que provoca sangrentas guerras, por ser “sagrado” para os países ocidentais. Existe em relação aos muçulmanos um preconceito muito grande por parte do Ocidente, são marcados pela incompreensão, etnicidade, religião e nacionalismo. São associados a violência e terrorismo.

Oriana Fallaci, escritora italiana, revela essa incompreensão ao escrever um livro no qual considera cada árabe como sendo “um pequeno soldado bárbaro em uma cruzada contra a civilização ocidental”

Daí a necessidade de se combater ao terrorismo, que é um pretexto utilizado pelos Estados Unidos para promover intervenções no mundo Islâmico.

O que ocorre não é um choque de civilizações, por suas culturas e modo de pensar e sim um choque de intolerâncias entre Oriente e Ocidente, marcadas pela necessidade destes de impor seu poderio e galgar seus objetivos econômicos.

A mídia tem papel relevante nesse contexto pois destorce a realidade do Islamismo, sempre o associado ao radicalismo e a teocracia. Destaca o Islamismo como o oposto do Ocidente, do que é livre, do que é democrático.

Fontes: direito.up.edu.br/arquivos/direito/rev03/04.pdf
www.sepoangol.org/islam.htm

Postado por: Fernanda Maria

1 comentários:

Camilla Gonçalves 23 de agosto de 2009 às 22:13  

Importante salientar que no geral esses grupos extremistas são em sua maioria formados por islamitas XIITAS, vez que, ao contrário dos SUNITAS, aqueles realizam uma interpretação muito rígida do Corão.


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com