Sarkozy critica líderes do Irã e ameaça ampliar sanções




O presidente da França, Nicolas Sarkozy, criticou nesta quarta-feira os líderes iranianos pela forma como lidaram com os protestos e distúrbios que seguiram a eleição presidencial de 12 de junho no país e ameaçou ampliar as sanções caso Teerã não desista de seu programa nuclear.
"Estes são os mesmos líderes, no Irã, que nos dizem que o programa nuclear é pacífico e que as eleições foram honestas. Francamente, quem acredita neles?", questionou, em um discurso diplomático estratégico.
O ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito em pleito do dia 12 de junho passado, com cerca de 63% dos votos contra 34% do principal candidato da oposição, Mir Hossein Mousavi. A votação foi seguida por semanas de fortes protestos da oposição por fraude. Os protestos, enfrentados com violência pela polícia e a milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária, deixaram ao menos 20 mortos, dezenas de feridos e centenas de presos.
O Conselho dos Guardiães do Irã, órgão responsável por ratificar o resultado do pleito, aceitou fazer uma recontagem parcial dos votos para acalmar a oposição, mas confirmou a reeleição de Ahmadinejad depois de afirmar que a fraude em cerca de 3 milhões de votos não era suficiente para mudar o resultado das urnas.
Sarkozy manteve dura crítica ao Irã e não trouxe grandes mudanças nas políticas internacionais francesas -apenas apontou um desejo de que a França aumente seu papel nas negociações no Oriente Médio e na tomada de decisões da comunidade internacional.
O presidente disse que a França apoiará novas sanções e inspeções mais rígidas nas plantas nucleares da Agência Atômica Energética Internacional caso o Irã não suspenda suas atividades nucleares -que as potências ocidentais suspeitam ser um disfarce para desenvolver armas nucleares.
"Há mais e mais testes, nunca houve tão pouca negociação", afirmou.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u615206.shtml
Postado por: Fernanda Maria

0 comentários:


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com