Hong Kong e Guangdong assinam acordos de desenvolvimento

Hoje, quarta-feira, foram assinados oito protocolos, por Hong Kong e Guangdong, província da China, que se enquadram na regulamentação de um plano de cooperação e desenvolvimento para a região do Delta do Rio das Pérolas, englobando questões como economia, saúde, educação, projeto ambiental e propriedade intelectual.

Segundo Donald Tsang, chefe do Executivo da Região Administrativa Especial, esse acordo objetiva, através do reforço do setor secundário da Economia e da aceleração do desenvolvimento do setor terciário, propiciar o desenvolvimento econômico das duas regiões e, como conseqüência, o desenvolvimento do próprio país. Para isso, as atenções foram voltadas para a definição de medidas concretas a partir das macro-políticas de Plano de Reforma e Desenvolvimento da Região do Delta, visando sua transformação em um dos blocos econômicos mais competitivos da região da Ásia e do Pacífico, com perspectivas até o ano de 2020.

Esses acordos também envolvem projetos de cooperação financeira, além de construções, a exemplo da ferrovia que ligará os aeroportos de Hong Kong e Shenzhen, e a instalação de setores industriais nesta última.

Não foi só a preocupação com o desenvolvimento econômico que esteve em pauta hoje, mas também a consciência de proteção ambiental, no qual os representantes das duas regiões se comprometendo a estudar, até 2010, a redução das emissões de carbono.

Fonte: www.uol.com.br

Postado por: Thais Brandão

1 comentários:

Camilla Gonçalves 23 de agosto de 2009 às 22:39  

A busca pelo Desenvolvimento Sustentável. Muito bom saber que os países estão se preocupando um pouco mais com o meio ambiente e não só em enricar seus cofres.


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com