Bahia vai exportar tabaco para a China

A Bahia vai exportar tabaco para o mercado chinês. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26), durante reunião entre representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), setor produtivo e Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que delimitou procedimentos para caracterizar o estado como área livre de Mofo Azul, principal praga que atinge a lavoura e impede a comercialização do produto.

Mais de 20 municípios produzem tabaco em todo o estado, totalizando 1.736 hectares plantados. A atividade, basicamente de agricultura familiar, gera cerca de 12 mil empregos diretos. Com a exportação para a China, estima-se que haja um incremento de 30% na produção baiana, que alcança atualmente cinco mil toneladas, segundo dados do Sinditabaco.

“Diante de mercados cada vez mais exigentes quanto a padrões sanitários, a Adab tem uma responsabilidade ainda maior em garantir a qualidade dos produtos baianos, notadamente os oriundos da agricultura familiar”, destacou o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto. “E compete à Adab creditar a segurança fitossanitária, através da caracterização de área livre do Mofo Azul, colocando o tabaco baiano em condições de competitividade fora do país”.

Entre os principais municípios produtores de tabaco, destacam-se Irará, Cabaceira do Paraguaçu, Muritiba, Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Castro Alves. Durante o encontro ficou determinado que, a partir de setembro, técnicos da Adab estarão em campo para coletar amostras em 10% das 2.326 propriedades produtoras de tabaco. O material será enviado a laboratórios no Rio Grande do Sul e em seguida a Adab encaminhará ao MAPA uma proposta para caracterização de área livre de Mofo Azul.

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br

Postado por: Thais Brandão

0 comentários:


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com