O Talibã

O Talibã é um grupo extremista islâmico que governou o Afeganistão entre 1996 a 2001, sendo reconhecido apenas por três países: Arábia Saudita, Paquistão e Emirados Árabes Unidos. Esta nova ordem política e religiosa surgiu em um país envolvido em lutas internas, que desde a sua unificação, em 1747, passou por diversos tipos de governos diferentes, dentre eles o Comunista. Neste governo, os grupos religiosos conhecidos como Mujahidden (“santos guerreiros”) receberam ajuda dos EUA para que pudessem retirar a então União Soviética do poder. Os soviéticos saíram em 1989, mas os Mujahidden só conseguiram chegar ao poder em 1992, onde ficaram até 1996, quando o grupo militante comandado por Mullah Mohammed Omar conseguiu conquistar o país e estabelecer o Talibã.

O grupo faz uma interpretação muito rígida da Sharia, a lei islâmica. No período que governou no Afeganistão foram proibidas diversas práticas, dentre elas: uso de Internet, de videocassetes, de televisão, ouvir música, frequentar cinemas, leitura de alguns livros, mulheres estudando ou saindo desacompanhadas sem um homem da família pela rua, plantio de ópio etc. No mesmo ano em que subiu ao poder, os talibans receberam mais um aliado de peso o terrorista Osama bin Laden, e sua rede de terror a al-Qaeda.

Depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os EUA invadiram o Afeganistão visando acabar com o grupo al-Qaeda e destituir os talibans do governo afegão. Atualmente, o Talibã continua sua luta armada na clandestinidade, tendo bases no interior do Afeganistão e do Paquistão.

As tropas americanas continuam lutando para evitar a insurgência desse e de outros grupos religiosos, tanto que iniciaram, neste dia 12 de agosto de 2009, uma operação que visa assegurar a ocorrência das eleições presidenciais e provinciais que irão ocorrer dia 20 deste mês no Afeganistão. A operação que chama-se "Eastern Resolve II" conta com 400 soldados americanos e 100 afegães, tentando impedir que o pedido de boicote e baderna nas eleições, feito pelos talibans aos redutos das províncias de Helmand e Kandahar, seja concretizado.


Postado por: José Everaldo

1 comentários:

Camilla Gonçalves 23 de agosto de 2009 às 21:42  

Mais uma vez os EUA colocando em primeiro lugar seus interesses particulares. Quando precisaram de ajuda "guarida e munição" para os talibãs, agora que se veem ameaçados mostram uma versão "donos da paz" e se voltam contra aqueles que um dia ajudaram. Falso moralismo.


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com