Ainda bem que não foi Bush..


No início desse mês o mundo foi surpreendido com a libertação de duas jornalistas norte-americanas, Euna Lee e Laura Ling, que foram condenadas na Coréia do Norte a 12 anos de trabalhos forçados, por terem entrado ilegalmente em março no país, e por terem praticado “atos hostis”. A benevolência de Kim Jong-iI em perdoar as prisioneiras foi em atendimento ao pedido feito pelo ex-presidente Bill Clinton em visita a Pyongyang.

A República Democrática Popular da Coréia nasceu com o fim da Segunda Guerra Mundial, momento em que a península da Coréia foi repartida em duas, ficando a parte norte sob influência da União Soviética e o sul sob o domínio capitalista dos Estados Unidos. Deste então a “democracia” norte-coreana, que na verdade é uma ditadura proletária, vem sendo governada por Kim II-sung, que faleceu em 1994 após ter dirigido o país por quase 40 anos e por seu filho, Kim Jong-iI, tendo ambos governado com mãos de ferro, levando o país ao quase total isolamento político.

Com o declínio da URSS no fim da década de 1980, que lhe fornecia auxílio econômico e bélico, a Coréia do Norte vem sofrendo os efeitos também do isolamento econômico, sendo hoje um país extremamente agrícola, vivendo de ajudas humanitárias.

De tempos em tempos a nação norte-coreana reaparece no cenário mundial ao anunciar que vem realizando testes com armas nucleares, ponto em cheque o controle feito pelo Conselho de Segurança da ONU, ao passo que ameaça atacar países próximos como Coréia do Sul e Japão caso sofra retaliações. Ainda neste domingo, 16, um porta-voz militar norte-coreano anunciou que "Os imperialistas dos EUA e o grupo de Lee Myung-bak (presidente da Coréia do Sul) devem entender claramente que é disposição de ferro e postura resoluta do Exército do Povo Coreano entrar em ação a qualquer momento para impiedosamente varrer seus agressores." A resposta foi dada depois dos EUA e da Coréia do Sul terem anunciado que vão realizar testes militares na região da península coreana nesta segunda-feira.

A libertação das duas prisioneiras norte-americana só se concretizou com a participação decisiva do ex-presidente norte-americano na negociação, tendo a mesma um caráter particular, afastando qualquer intervenção do governo Obama no acordo de libertação. Muito provável que o sucesso da viagem de Bill Clinton ao país de Kim Jong-iI foi devido ao seu papel de líder com considerável respeitabilidade diplomática no cenário mundial. Ainda bem que George W. Bush atualmente se dedica às suas fazendas no Texas!

Fonte: Folha Online http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u610450.shtml

Postado por: Geovana Barreto

1 comentários:

Unknown 17 de agosto de 2009 às 20:39  

Se Bush estivesse no comando a uma hora dessa a Kim Jong -il não teria mais nada a anunciar.


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com