Crise de Alimentos na Índia

Num mundo globalizado, internacionalizado e interligado perante o qual nos deparamos é difícil, aliás, uma tarefa impossível, dissociar o Direito e suas manifestações sociais dos fenômenos econômicos. A propósito, assim já era nos idos da historia da humanidade.

Se por um lado a mídia não se cansa de propagar a imagem de uma Índia imperial e rica, cercada por “dotes” e famílias de castas tentando manter as tradições, por outro, há uma maioria pobre e miserável que chega a 38 % da população, isso sem considerar que em pesquisas não aceitas pelo governo a população pobre chegaria a 77 % .

Neste panorama, a seca que atualmente assola o país intensifica o estado de extrema pobreza pela qual passa grande parte da população. O governo indiano comunicou esta semana (21) que importará alimentos. Esta declaração, ao contrário do que muitos poderiam pensar, terá grandes implicações na economia mundial, haja vista que, afetará preços internacionais.

fonte: http://www.estadao.com.br/internacional/not_int422630,0.htm

Postado por: Juliana Amaral

1 comentários:

Heber Pina 23 de agosto de 2009 às 19:55  

Certa vez perguntaram a Mahatma Gandhi se ele gostaria de ver seu país livre e tão desenvolvido como a Inglaterra. Gandhi teria respondido que não. "Se a Inglaterra esgotou os recursos de metade do mundo para estar onde está, de quantos mundos a Índia precisaria?"
A Índia deveria honrar ser a pátria desse ser iluminado, se ela continuar crescendo nesse ritmo, não haverá recursos suficientes.


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com