Especialistas chineses e brasileiros celebram o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.



Cerca de cem especialistas chineses e brasileiros, entre diplomatas e estudantes, reuniram-se nesta segunda-feira (10) no Centro dos Estudos Brasileiros, em Beijing, para celebrar o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Brasil.
O ex-embaixador chinês no Brasil, Chen Duqing, relembrou a história do desenvolvimento das relações bilaterais nos últimos 35 anos. Ele salientou que a China e o Brasil, ambos países emergentes, desempenham um papel significativo no cenário internacional para salvaguardar os interesses dos países em desenvolvimento. Os dois possuem a mesma postura nos temas como desenvolvimento socioeconômico, eliminação de pobreza, reforma financeira internacional e mudança climática. Para ele, o estabelecimento da parceria sino-brasileira é um resultado natural do aprofundamento dos laços. Ao avaliar o desenvolvimento das relações, o ex-embaixador afirmou:
"A minha avaliação é muito positiva, muito boa. Porque as relações, 35 anos para China e Brasil, é um lapso de tempo, muito pouco tempo. Mas basta se dar o dado comercial de 17 milhoes 400 dólares por ano no início das relações, para 48 bilhões de dólares, 300 vezes mais. Ou mesmo pela cifra do Brasil, quase cem milhões de dólares por dia. Esse crescimento significativo substancial demonstra o alto nível das relações, evidentemente as relações não param por ali, são refletidos em todas as áreas, mas o comércio é um ponto muito brilhante."

Postado por: Camilla Gonçalves Ferreira

0 comentários:


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com