No Paquistão: Militantes mantém soldados reféns


Um grupo de militantes que atacou neste sábado um quartel-general do Exército paquistanês está mantendo reféns, segundo relatos vindos do país. Seis soldados e quatro militantes foram mortos no ataque inicial ao complexo em Rawalpini, nos arredores da capital, Islamabad.
O Exército havia dito inicialmente que a situação estava sob controle, mas dois militantes acabaram escapando.
“Eles estão mantendo alguns de nossos soldados (reféns)”, disse um oficial à agência de notícias Reuters.
Tropas trocaram tiros com os militantes depois que eles tentaram entrar no complexo fortemente protegido vestindo uniformes do Exército. Os militantes jogaram granadas nos guardas que estavam nos postos de checagem, que por sua vez atiraram de volta. Com importantes oficiais militares dentro do quartel, helicópteros de guerra foram chamados para ajudar a defender o local.
Este é o mais recente em uma série de ataques no noroeste do Paquistão. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado, mas o Talebã vem ameaçando realizar ataques se as operações contra o grupo militante não forem suspensas. Nos últimos dias, áreas controladas pelo Talebã em regiões tribais foram alvo de ataques aéreos e há informações de que a ofensiva será intensificada.
Nesta sexta-feira, pelo menos 50 pessoas morreram em uma explosão na cidade de Peshawar. O ataque ocorreu perto de um mercado lotado. Na segunda-feira, um suspeito extremista suicida atacou a sede do Programa Mundial de Alimentação da ONU (PMA) na capital paquistanesa, Islamabad, causando a morte de cinco pessoas e deixando vários feridos.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/10/091010_paquistaorefens_ir.shtml
Postado por José Everaldo de Oliveira Neto e Thaís Brandão

1 comentários:

mariana oliveira 11 de outubro de 2009 às 15:08  

oi sou mariana aluna de história, adorei o blog, achei informativo e dinamico. Realmente postar informações sobre o oriente é de muita responsabilidade, pois por ser uma área de conflitos intensos, nem todos sabem identificar seus motivos, muitas vezes relatando os acontecimentos superficialmente e com conceitos sem fundamentos.Espero poder utilizar de mais informações, porém faço aki uma sugestão; coloque algumas informações também sob o olhar deles e os seus motivos e não só sob o nosso(ocidentais) e os respectivos militares....


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com