Mulheres do Kuwait ganham direito de tirar passaporte sem autorização do marido



A corte afirmou que a exigência da autorização viola as garantias de liberdade e igualdade entre os gêneros, determinadas na Constituição.
A decisão foi tomada na terça-feira, depois que uma mulher apresentou queixa reclamando que seu marido a impediu de deixar o país.
No Kuwait, as mulheres lutam por igualdade de direitos, e as primeiras parlamentares foram eleitas em maio deste ano.
Lei antiga
O artigo abolido pela corte constitucional da lei de passaportes do Kuwait datava de 1962 e exigia que os maridos assinassem o pedido de passaporte das mulheres.
Aseel al-Awadhi, uma das novas parlamentares kuwaitianas, comemorou a decisão como uma “vitória dos princípios constitucionais que pôs fim à esta injustiça contra as mulheres do Kuwait”.
Este foi o avanço mais recente para as mulheres no país, que nos últimos anos vem tomando medidas para promover maior igualdade de direitos entre homens e mulheres.
A eleição de parlamentares do sexo feminino seguiu-se à concessão de igualdade de direitos políticos, aprovada em 2005.
As mulheres votaram pela primeira vez em 2006 – em zonas eleitorais exclusivamente femininas – em uma eleição suplementar em que elas correspondiam a 60% dos eleitores.
Ativistas pelos direitos femininos elogiaram a decisão, mas afirmam que as mulheres ainda precisam de acesso igual a programas de habitação do governo e ao direito de passar sua cidadania para os filhos.As mulheres do Kuwait desfrutam de mais liberdades do que suas vizinhas na Arábia Saudita, onde a segregação entre os sexos é tão intensa que as mulheres são proibidas de dirigir automóveis.
Postado por: Davi Reis e Geovana Bitencourt

0 comentários:


Objetivo

O Jus Oriente tem por escopo tratar sob um foco jurídico temas que envolvam economia, religião e as relações sociais em países da Ásia e do Oriente Médio. Destarte, orientaremos os leitores, com notícias e textos encontrados ou desenvolvidos por nossos blogueiros, a terem uma visão abrangente dos assuntos que envolvem a parte Oriental de nosso Planeta e como estes afetam todo o contexto internacional.

Corpo Editorial

Camilla Gonçalves
Carola Andrade Queiroz
Davi Batista
Fernanda Maria
Geovana Barreto Bitencourt
José Everaldo de Oliveira Neto
Juliana Souza do Amaral
Luanda Mai
Thaís Azevedo Brandão
Wanderley Alexandre Veloz

Contato

dip.grupo05@gmail.com